QUAD 1

Quad

Diego Sanchez, Aluísio C. Santos, Eduardo Schaal e Eduardo Ferigato
Quad Comics
116 páginas
Lançado em 2013

Quadrinhos não são o foco principal do blogue Ficção Científica Brasileira, mas consegui convencer o Luiz Bras de que este excelente trabalho coletivo merecia um pouco mais da atenção de nossos leitores.

No final do século 21, o evento conhecido como A Tempestade eliminou toda a tecnologia do planeta e causou severas alterações climáticas. Nações deixaram de existir e a telecomunicação tornou-se passado. Os sobreviventes herdaram um ambiente inóspito, alguns fundando novas sociedades, outros buscando o isolamento. As quatro Naves-Arca, enviadas aos confins da galáxia por uma coalizão global de cientistas antes do cataclismo, fundaram colônias que agora vasculham o espaço a procura de um novo lar para a humanidade.

QUAD é uma antologia de quadrinhos financiada coletivamente através da plataforma Catarse, idealizada por Diego Sanchez, Aluísio Cervelle Santos, Eduardo Schaal e Eduardo Ferigato. As histórias são independentes, mas compartilham o mesmo universo ficcional pós-apocalíptico.

Em Terah & Elvis, de Schaal, uma técnica em manutenção é contratada para realizar um trabalho em uma região hostil, a Zona Sete. Terah e seu gato Elvis enfrentam mutados e a desolação para realizar reparos para uma cliente suspeita.

Santos apresenta ESP-Tret sobre um androide exorcista de softwares paranormais que investiga a violação das Três Leis da Robótica de Isaac Asimov, resultando na morte de duzentas pessoas, causada por construtores mecanizados na metrópole FZ-402, de onde ninguém entra e ninguém sai e a maioria dos humanos é castrada para manter o controle populacional.

Eko é um trabalhador em uma cidade regida por robôs em Muros, de Sanchez, onde a vida é dominada pela monotonia e a única ocupação é o trabalho. Ao encontrar uma gangue de motoqueiros conhecidos como os Lixeiros, ele tem o primeiro contato com o conceito de liberdade. A edição fecha com Sally, de Ferigato. A Explorer 202 está presa em um sistema solar distante devido a danos no sistema de dobra. O capitão Lucas e o imediato R. Daniel encontram em um planeta desconhecido os destroços de um cargueiro que pode conter as peças necessárias para o reparo de sua nave.

O projeto QUAD foi lançado no Catarse em 2013 e logo se tornou um sucesso de arrecadação. A meta de quinze mil reais foi ultrapassada, atingindo o impressionante valor de vinte e seis mil reais, oferecidos por quase seiscentos colaboradores. Outras duas edições foram financiadas entre 2014 e 2015, explorando os personagens e seu fascinante universo. Ainda foi lançado pelo selo Quad Comics o quadrinho Svalbard (2016) de Diego Sanchez, com uma história dos Lixeiros.

O volume ainda traz uma galeria com artes de André Toma, Marcelo Braga, Octavio Cariello, Roger Cruz, Julia Bax, Marcelo Campos e Mateus Santolouco.

As HQs da Quad Comics podem ser encontradas aqui.

+   +   +

Ricardo Delfin é escritor, roteirista e – até onde se sabe – terráqueo.

Anúncios